As
aulas à distância não são de hoje, embora muitos problemas se repitam
A
influenza de 1918-19 e epidemias como escarlatina, sarampo, difteria, gripe e
outras contam-se entre doenças que fecharam escolas em alguns países ou estados
dos E.U.A.
O
tempo era compensado com a mudança do calendário escolar e a abertura de aulas
ao sábado.
Em
1937, durante o surto de poliomielite, as aulas foram adiadas, pensando-se, então,
em fazer uma experiência, como se vivia a euforia dos “ dias da rádio”,
pensou-se transmitir programas de rádio ao qual tiveram acesso cerca de 315.000
crianças, já que, em média, cerca de 80% das casas dos E.U. possuía um rádio,
exceto no sul dos EUA, em áreas rurais
e entre pessoas mais carenciadas.
As
aulas foram supervisionadas por especialistas que recolhiam as opiniões e as transmitiam aos
professores. Iniciavam-se com ginástica
e prosseguiam com outras disciplinas, nunca ultrapassando o limite de quinze
minutos que deveriam ser intercalados
por assuntos divertidos. De seguida, eram deixadas questões para os alunos
responderem autonomamente. O cunho da experiência tinha como lema “divertido
mas informativo”, ou seja um estilo envolvente e significativo para as
crianças.
No primeiro
dia, a equipa que monitorizava a experiência recebeu mais de 1000 chamadas que
deram um feedback positivo, no entanto, havia quem referisse a distração das
crianças e a sua dificuldade em acompanhar
as aulas, bem como a impossibilidade de colmatar dúvidas no momento.
Os estudos
da altura não incidiram na questão do acesso, que, certamente incidia nos mais
carenciados e nos estados do sul sem acesso ao aparelho de rádio.
Aliás, hoje, o mesmo problema se coloca. Só a título de exemplo, uma franja de
população da Califórnia necessitaria de 1 milhão de computadores e muitos mais
pontos de acesso.
Por
cá, e se olharmos para as nossas escolas, as dificuldades são imensas e as
assimetrias sociais cavam alto os seus fossos.
No que
respeita às transmissões é também interessante fazer alguma reflexão!
Fontes:
https://www.facebook.com/jornaldahistoria
https://ecommons.luc.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=3272&context=luc_diss
https://www.newspapers.com/clip/59888554/children-to-be-taught-by-radio-dixon/