sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

O ensino à distância em 1937

 


Ensino transmitido pela rádio em Chicago, em 1937



 

As aulas à distância não são de hoje, embora muitos problemas se repitam

A influenza de 1918-19 e epidemias como escarlatina, sarampo, difteria, gripe e outras contam-se entre doenças que fecharam escolas em alguns países ou estados dos E.U.A.

O tempo era compensado com a mudança do calendário escolar e a abertura de aulas ao sábado.

Em 1937, durante o surto de poliomielite, as aulas foram adiadas, pensando-se, então, em fazer uma experiência, como se vivia a euforia dos “ dias da rádio”, pensou-se transmitir programas de rádio ao qual tiveram acesso cerca de 315.000 crianças, já que, em média, cerca de 80% das casas dos E.U. possuía um rádio, exceto  no sul dos EUA, em áreas rurais e entre pessoas mais carenciadas.

As aulas foram supervisionadas por especialistas  que recolhiam as opiniões e as transmitiam aos professores.  Iniciavam-se com  ginástica  e prosseguiam com outras disciplinas, nunca ultrapassando o limite de quinze minutos que deveriam ser  intercalados por assuntos divertidos. De seguida, eram deixadas questões para os alunos responderem autonomamente. O cunho da experiência tinha como lema “divertido mas informativo”, ou seja um estilo envolvente e significativo para as crianças.

No primeiro dia, a equipa que monitorizava a experiência recebeu mais de 1000 chamadas que deram um feedback positivo, no entanto, havia quem referisse a distração das crianças  e a sua dificuldade em acompanhar as aulas, bem como a impossibilidade de colmatar dúvidas no momento.

Os estudos da altura não incidiram na questão do acesso, que, certamente incidia nos mais carenciados e nos estados do sul sem acesso ao aparelho de rádio.

Aliás, hoje, o mesmo problema se coloca. Só a título de exemplo, uma franja de população da Califórnia necessitaria de 1 milhão de computadores e muitos mais pontos de acesso.

Por cá, e se olharmos para as nossas escolas, as dificuldades são imensas e as assimetrias sociais cavam alto os seus fossos.

No que respeita às transmissões é também interessante fazer alguma reflexão!

 

Fontes:

https://www.facebook.com/jornaldahistoria

https://ecommons.luc.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=3272&context=luc_diss

https://www.newspapers.com/clip/59888554/children-to-be-taught-by-radio-dixon/

https://theconversation.com/remote-learning-isnt-new-radio-instruction-in-the-1937-polio-epidemic-143797

https://theconversation.com/how-much-of-a-difference-does-the-number-of-kids-in-a-classroom-make-125703