Holocausto e Resitsência - ficha de trabalho elaborado, no âmbito do estágio de História e Geografia da FLUP por Cristina Coelho e aplicada, após discussão do seu conteúdo, numa das minhas turmas de História do 9º ano.
ATIVIDADE 1 – Leitura
e análise dos documentos
ATIVIDADE 2- Acompanhamento/
análise de dois vídeos
PRIMEIRO
VÍDEO: O unicórnio de porcelana
1- Qual o nome
da organização - criada por Hitler - a
que pertencem os jovens alemães.
2- Qual o
símbolo que a menina tinha colocado no braço.
SEGUNDO VÍDEO: O Século do Povo - Holocausto
3- Quais os principais “inimigos” dos
nazis.
4- O que eram os guetos?
5- Como eram as condições de vida nos
guetos?
6- O que são as SS?
7- O que acontecia às populações nos
campos de extermínio?
ATIVIDADE 3 - Leitura
e análise dos textos
1- Atenta nos textos:
- É de facto a judia Frankfurter?
Calei-me.
- Responda!
- Sou, sim.
- (…) E você, judia Frankfurter,
apareça amanhã no edifício da polícia na Alexanderplatz.
- Que é que eu fiz?
- Amanhã, digo-lhe, esteja
descansada. Ou tem pressa? Julgava os judeus mais pacientes. Mas vou dar-lhe um
entretenimento para que não se aborreça de noite, se tiver insónias. Pense bem:
o Führer é ou não é um criminoso? Pense bem, percebeu? (…) E nada de tentar
fugir. Os nossos olhos vêem longe e os nossos braços são compridos.
(…)
- Está? – a voz de Egon.
- Egon? Sou eu, Rose. Precisava
de falar contigo, em qualquer parte. Pode ser? Estiveram cá dois polícias da
Gestapo…
Excerto do livro de Ilse
Losa O MUNDO EM QUE VIVI (pp.189-190)
SÁBADO, 20 DE JUNHO DE 1942
(…) Depois de Maio de 1940 os
bons tempos foram poucos e muito afastados (…). A nossa liberdade foi
severamente restringida por uma série de decretos antijudeus: os judeus tinham
de usar uma estrela amarela; os judeus tinham de entregar as suas bicicletas;
os judeus estavam proibidos de usar os eléctricos; os judeus estavam proibidos
de andar de carro, mesmo no seu próprio carro, os judeus tinham de fazer as
suas compras entre as 3 e as 5 da tarde; os judeus tinham de frequentar apenas
barbearias e cabeleireiras de propriedade judaica; os judeus estavam proibidos
de andar na rua entre as 8 da noite e as 6 da manhã; os judeus estavam
proibidos de ir aos teatros, cinemas ou qualquer outra forma de entretenimento;
(…) os judeus estavam proibidos de visitar as casas de cristãos; os judeus
tinham de frequentar escolas judaicas (…).
Excerto do Diário de Anne Frank (p.23)
QUINTA-FEIRA, 9 DE JULHO DE 1942
Querida Kitty:
Portanto ali
estávamos nós, o Papá, a Mamã e eu, caminhando sob a chuva, cada um de nós com
uma mala da escola e um saco de compras, cheios até à borda com uma grande
variedade de compras. As pessoas que se dirigiam ao trabalho àquelas horas
olhavam-nos com compaixão; percebia-se pelos seus rostos que tinam pena de não
nos poderem oferecer algum tipo de transporte; a conspícua estrela amarela
falava por si própria.
Só durante o
caminho é que o Papá e a Mamã me revelaram, pouco a pouco, qual era o plano. Há
meses que estávamos a retirar do apartamento a maior quantidade possível da
nossa mobília e vestuário. (…)
O esconderijo
ficava no edifício do escritório do Papá. (…)
A porta à
direita do patamar leva ao “Anexo Secreto” nas traseiras da casa. Nunca ninguém
suspeitaria de que há tantas divisões por trás daquela simples porta cinzenta.
Há apenas um degrau pequeno em frente da porta, e está-se lá dentro (…).
Excerto do Diário de Anne Frank (pp.38-39)
2- Estabelece a
correspondência entre os elementos da coluna A e os da B (coloca os números
da coluna A na coluna B).
COLUNA A
|
COLUNA B
|
1- GUETO - GHETTO
|
5 O
maior campo de concentração/ extermínio construído pelos alemães na II Guerra
Mundial, localiza-se no sul da Polónia. Neste foram mortos, nas câmaras de
gás, pelo menos 2 milhões de Judeus.
|
2- GENOCÍDIO
|
5 Tentativa
de extermínio dos Judeus, levada a cabo pelos Nazis. Originalmente, a palavra
significava “sacrifício ou imolação pelo fogo”, ou seja, a vítima era
consumida pelo fogo.
|
3- HOLOCAUSTO
|
5 Doutrina
racista, defendida pelos nazis, que considerava os Judeus (Semitas) uma “raça”
inferior. Manifestou-se de diversas formas, indo de expressões individuais de
ódio e discriminação contra indivíduos judeus a violentos ataques
organizados, medidas políticas ou ataques militares contra comunidades
judaicas
|
4- AUSCHWITZ
|
5 Bairro
onde os judeus eram obrigados a viver isoladamente da restante população.
|
5- ANTISSEMITISMO
|
5 Destruição
sistemática de um grupo étnico - grupo humano com a mesma nacionalidade, a
mesma origem étnica ou a mesma religião.
|
ATIVIDADE 4 – Audição
música e análise da letra
ATIVIDADE 5: Leitura e exploração da ficha 10 do manual
escolar (página 235)
1- Indica o movimento apresentado no
texto.
2- Refere o acontecimento que originou a criação deste tipo
de movimento.
3- Transcreve, a partir do texto, as expressões que retratam o
funcionamento dos agentes secretos /redes de espionagem.
4- Menciona três formas de atuação da Resistência no combate
aos nazis.
5- Identifica, dois nomes dentro do movimento referido no documento - um francês e um britânico – mais
visíveis na oposição aos nazis.
PASSADO - PRESENTE
PASSADO - PRESENTE
1- Lê, atentamente, o texto (Doc. 1):
Doc. 1 - Médio
Oriente: um conflito entre “irmãos”
A Palestina
(onde veio a ser formado o Estado de
Israel) tinha sido a primeira pátria dos Judeus (ou Hebreus), que na
sua maioria foram forçados, ao longo dos tempos, a abandoná-la, espalhando-se
por todo o mundo. As populações que permaneceram ou que, aí se foram
estabelecendo, viriam a converter-se ao Islamismo.
Em 1920, a Palestina passou a ser administrada pela
Inglaterra, por mandato da Sociedade das Nações (SDN). Para responder aos
anseios de muitos Judeus, que desejavam reconstituir a “pátria judaica”, a
Inglaterra foi favorecendo a sua fixação na Palestina.
Todavia, a população muçulmana (os Palestinianos) reagiu com hostilidade à
“invasão” dos Judeus que, terminada a 2.ª Guerra Mundial, se dirigiram aos
milhares para a Palestina. E, quando, em maio de 1948, com o acordo da ONU
(Organização das Nações Unidas), os Judeus proclamaram o Estado de Israel,
vários países recusaram-se a aceitar a existência do novo Estado. Árabes e
Israelitas envolveram-se, a partir de então, numa série de guerras. Estes
conflitos perduram até aos nossos dias.
Adaptado Rémond, R.- Introdução à História do Nosso
Tempo
|
2- Completa o mapa (Doc. 2), atribuindo-lhe um título.
3- Localiza, no mapa (Doc. 2), a Palestina.
4- Explica, a partir da análise do Doc. 1, a criação do Estado
de Israel.
http://pt.slideshare.net/mariafimgomes/holocausto-e-resistncia