domingo, 17 de julho de 2016

HOLOCAUSTO E RESISTÊNCIA - Ficha de trabalho

logotipoagrupamento

Holocausto e Resitsência - ficha de trabalho elaborado, no âmbito do estágio de História e Geografia da FLUP por Cristina Coelho e aplicada, após discussão do seu conteúdo, numa das minhas turmas de História do 9º ano.

ATIVIDADE 1 – Leitura e análise dos documentos



                                                                             

ATIVIDADE 2- Acompanhamento/ análise de dois vídeos
 PRIMEIRO VÍDEO: O unicórnio de porcelana

1- Qual o nome da organização - criada por Hitler - a que pertencem os jovens alemães.


2- Qual o símbolo que a menina tinha colocado no braço.



SEGUNDO VÍDEO: O Século do Povo - Holocausto

3- Quais os principais “inimigos” dos nazis.


4- O que eram os guetos?


5- Como eram as condições de vida nos guetos?


6- O que são as SS?


7- O que acontecia às populações nos campos de extermínio?



ATIVIDADE 3 - Leitura e análise dos textos
1- Atenta nos textos:

- É de facto a judia Frankfurter?
Calei-me.
- Responda!
- Sou, sim.
- (…) E você, judia Frankfurter, apareça amanhã no edifício da polícia na Alexanderplatz.
- Que é que eu fiz?
- Amanhã, digo-lhe, esteja descansada. Ou tem pressa? Julgava os judeus mais pacientes. Mas vou dar-lhe um entretenimento para que não se aborreça de noite, se tiver insónias. Pense bem: o Führer é ou não é um criminoso? Pense bem, percebeu? (…) E nada de tentar fugir. Os nossos olhos vêem longe e os nossos braços são compridos.
(…)
- Está? – a voz de Egon.
- Egon? Sou eu, Rose. Precisava de falar contigo, em qualquer parte. Pode ser? Estiveram cá dois polícias da Gestapo…

Excerto do livro de Ilse Losa O MUNDO EM QUE VIVI (pp.189-190)




SÁBADO, 20 DE JUNHO DE 1942

(…) Depois de Maio de 1940 os bons tempos foram poucos e muito afastados (…). A nossa liberdade foi severamente restringida por uma série de decretos antijudeus: os judeus tinham de usar uma estrela amarela; os judeus tinham de entregar as suas bicicletas; os judeus estavam proibidos de usar os eléctricos; os judeus estavam proibidos de andar de carro, mesmo no seu próprio carro, os judeus tinham de fazer as suas compras entre as 3 e as 5 da tarde; os judeus tinham de frequentar apenas barbearias e cabeleireiras de propriedade judaica; os judeus estavam proibidos de andar na rua entre as 8 da noite e as 6 da manhã; os judeus estavam proibidos de ir aos teatros, cinemas ou qualquer outra forma de entretenimento; (…) os judeus estavam proibidos de visitar as casas de cristãos; os judeus tinham de frequentar escolas judaicas (…).
Excerto do Diário de Anne Frank (p.23)
QUINTA-FEIRA, 9 DE JULHO DE 1942

Querida Kitty:
Portanto ali estávamos nós, o Papá, a Mamã e eu, caminhando sob a chuva, cada um de nós com uma mala da escola e um saco de compras, cheios até à borda com uma grande variedade de compras. As pessoas que se dirigiam ao trabalho àquelas horas olhavam-nos com compaixão; percebia-se pelos seus rostos que tinam pena de não nos poderem oferecer algum tipo de transporte; a conspícua estrela amarela falava por si própria.
Só durante o caminho é que o Papá e a Mamã me revelaram, pouco a pouco, qual era o plano. Há meses que estávamos a retirar do apartamento a maior quantidade possível da nossa mobília e vestuário. (…)
O esconderijo ficava no edifício do escritório do Papá. (…)
A porta à direita do patamar leva ao “Anexo Secreto” nas traseiras da casa. Nunca ninguém suspeitaria de que há tantas divisões por trás daquela simples porta cinzenta. Há apenas um degrau pequeno em frente da porta, e está-se lá dentro (…).
Excerto do Diário de Anne Frank (pp.38-39)


2- Estabelece a correspondência entre os elementos da coluna A e os da B (coloca os números da coluna A na coluna B).

COLUNA A
COLUNA B
1- GUETO - GHETTO
5 O maior campo de concentração/ extermínio construído pelos alemães na II Guerra Mundial, localiza-se no sul da Polónia. Neste foram mortos, nas câmaras de gás, pelo menos 2 milhões de Judeus.
2- GENOCÍDIO
5 Tentativa de extermínio dos Judeus, levada a cabo pelos Nazis. Originalmente, a palavra significava “sacrifício ou imolação pelo fogo”, ou seja, a vítima era consumida pelo fogo.
3- HOLOCAUSTO
5 Doutrina racista, defendida pelos nazis, que considerava os Judeus (Semitas) uma “raça” inferior. Manifestou-se de diversas formas, indo de expressões individuais de ódio e discriminação contra indivíduos judeus a violentos ataques organizados, medidas políticas ou ataques militares contra comunidades judaicas
4- AUSCHWITZ
5 Bairro onde os judeus eram obrigados a viver isoladamente da restante população.
5- ANTISSEMITISMO
5 Destruição sistemática de um grupo étnico - grupo humano com a mesma nacionalidade, a mesma origem étnica ou a mesma religião.
  


ATIVIDADE 4 – Audição música e análise da letra





ATIVIDADE 5: Leitura e exploração da ficha 10 do manual escolar (página 235)


1- Indica o movimento apresentado no texto.



2- Refere o acontecimento que originou a criação deste tipo de movimento.



3- Transcreve,  a partir do texto, as expressões que retratam o funcionamento dos agentes secretos /redes de espionagem. 

4- Menciona três formas de atuação da Resistência no combate aos nazis.



5- Identifica, dois nomes dentro do movimento referido no documento - um francês e um britânico – mais visíveis na oposição aos nazis.





                                                PASSADO - PRESENTE


1- , atentamente, o texto (Doc. 1):
Doc. 1 - Médio Oriente: um conflito entre “irmãos”

A Palestina (onde veio a ser formado o Estado de Israel) tinha sido a primeira pátria dos Judeus (ou Hebreus), que na sua maioria foram forçados, ao longo dos tempos, a abandoná-la, espalhando-se por todo o mundo. As populações que permaneceram ou que, aí se foram estabelecendo, viriam a converter-se ao Islamismo.
Em 1920, a Palestina passou a ser administrada pela Inglaterra, por mandato da Sociedade das Nações (SDN). Para responder aos anseios de muitos Judeus, que desejavam reconstituir a “pátria judaica”, a Inglaterra foi favorecendo a sua fixação na Palestina.
Todavia, a população muçulmana (os Palestinianos) reagiu com hostilidade à “invasão” dos Judeus que, terminada a 2.ª Guerra Mundial, se dirigiram aos milhares para a Palestina. E, quando, em maio de 1948, com o acordo da ONU (Organização das Nações Unidas), os Judeus proclamaram o Estado de Israel, vários países recusaram-se a aceitar a existência do novo Estado. Árabes e Israelitas envolveram-se, a partir de então, numa série de guerras. Estes conflitos perduram até aos nossos dias.
Adaptado Rémond, R.- Introdução à História do Nosso Tempo


Doc. 2
 






2- Completa o mapa (Doc. 2), atribuindo-lhe um título.


3- Localiza, no mapa (Doc. 2), a Palestina.

4- Explica, a partir da análise do Doc. 1, a criação do Estado de Israel.





http://pt.slideshare.net/mariafimgomes/holocausto-e-resistncia