Ensino
Básico - 3.º Ciclo / História
Introdução Introdução
completa
O ser humano e os
seus modos de organização e de pensamento “carregam” a história consigo. Por
isso, é parte intrínseca de cada um de nós interrogar-se sobre as suas raízes e
o mundo, para melhor se orientar na vida pessoal e colectiva. Através da
compreensão dessa(s) História(s), o ser humano aprofunda a sua consciência
identitária, entendendo-se a si próprio e à sociedade em que vive de uma forma
mais profunda e sofisticada do que se conhecer apenas o seu aqui e agora
quotidiano, ao nível de percepções superficiais e emoções. Poderemos perceber
porquê e como os seres humanos se movimentaram ou fixaram, se agregaram,
cooperaram ou lutaram entre si, procurando dar respostas a necessidades de
todos ou apenas dos seus grupos específicos - com maior ou menor sucesso a
curto, médio ou longo prazo. É reflectindo sobre a intrincada teia da aventura
humana, nas suas grandezas e misérias, conhecendo e relacionando motivações,
condicionalismos e consequências da interacção social, em vários tempos e
lugares, que podemos entender a diversidade e complexidade cultural, o valor da
cooperação e da negociação pacífica e a sua negação, ou seja, os perigos,
sempre patentes, do acender de conflitos antagónicos de interesses entre ‘nós e
os outros’. É uma aprendizagem sempre renovada procurar entender esse “país
estranho” que é a História.
Mas saber História fornece aos jovens mais ainda do que esta compreensão alargada da vida em sociedade e da possibilidade de problematização dos eventuais papéis de cada um na história. Os métodos historiográficos encerram em si um instrumento intelectual poderoso para uma leitura analítica e cruzada da informação plural com que se lida na actual Sociedade de Informação e Conhecimento.
Mas saber História fornece aos jovens mais ainda do que esta compreensão alargada da vida em sociedade e da possibilidade de problematização dos eventuais papéis de cada um na história. Os métodos historiográficos encerram em si um instrumento intelectual poderoso para uma leitura analítica e cruzada da informação plural com que se lida na actual Sociedade de Informação e Conhecimento.
Metas de Aprendizagem (existem 14)
Domínio: Compreensão
Temporal
Meta Final 1) O aluno utiliza unidades/convenções de
datação para relacionar e problematizar a relevância de personalidades,
acontecimentos, processos e interacções em diversos tempos.
Metas intermédias até ao 7.º Ano
· O aluno utiliza unidades/convenções temporais (como
milénio, século, a.C./d.C., períodos/ “Idades”) e conhece a existência de
diferentes calendários para situar no tempo personalidades, acontecimentos,
processos e interacções de diversas sociedades estudadas, da Pré-História ao
séc. XIV d.C.
· O aluno analisa e mostra compreender os sentidos de
tabelas/frisos cronológicos sobre personalidades, acontecimentos, processos e
interacções para responder a questões acerca de diversas dimensões da realidade
humana (socioeconómicas, político-constitucionais, técnicas, culturais e
ideológicas) referentes a sociedades da Pré-História ao século XIV d.C.
Metas intermédias até ao 8.º Ano
· O aluno utiliza unidades/convenções temporais (como
milénio, século, quartel, períodos/”Idades”) e conhece características de
diferentes calendários, para relacionar personalidades, acontecimentos,
processos e interacções de diversas sociedades em diferentes tempos, desde o
séc. XV até ao séc. XIX.
· O aluno analisa e inter-relaciona tabelas/frisos
cronológicos para responder a questões acerca de diversas dimensões da
realidade humana (socioeconómicas, político-constitucionais, técnicas,
culturais e ideológicas) relativas aos séculos XV a XIX.
Metas intermédias até ao 9.º Ano
· O aluno utiliza unidades/convenções temporais (como
milénio, século, quartel, década, épocas, períodos/“Idades”) e conhece
características de diferentes calendários para relacionar personalidades,
acontecimentos, processos e interacções, quer nas sociedades contemporâneas
(desde os finais do século XIX), quer entre elas e o passado.
· O aluno analisa e problematiza a relevância de
elementos de tabelas/frisos cronológicos sobre personalidades, acontecimentos,
processos e interacções, para responder a questões acerca de várias dimensões
(socioeconómicas, político-constitucionais, tecnológicas, culturais e
ideológicas) da realidade humana.
Meta Final 2) O aluno interpreta cronologias
comparadas que sejam significativas para compreender a história da Humanidade,
relacionando a história nacional com a história europeia e mundial.
Metas intermédias até ao 7.º Ano
· O aluno usa a periodização e datas essenciais para
situar novas aprendizagens e construir tabelas/frisos cronológicos que sejam
significativos para compreender as sociedades humanas estudadas, desde a
Pré-História ao século XIV, e as relações entre a história nacional, europeia e
mundial.
Metas intermédias até ao 8.º Ano
· O aluno usa a periodização e datas essenciais para
situar novas aprendizagens e construir tabelas/frisos cronológicos comparados
que sejam significativos para compreender as sociedades humanas estudadas,
desde a Pré-História ao século XIX, e as relações entre a história nacional,
europeia e mundial.
Metas intermédias até ao 9.º Ano
· O aluno usa a periodização e datas essenciais para
situar novas aprendizagens e construir barras/frisos cronológicos comparados
que sejam significativos para compreender as sociedades contemporâneas e as
relações entre a história nacional, europeia e mundial.
Meta Final 3) O aluno reconhece a complexidade das
ideias de mudança e continuidade em História, integrando noções sobre
diferentes ritmos de evolução (longa, média e curta duração; evolução e
ruptura) e múltiplas perspectivas sobre sentidos de mudança (progresso,
declínio, ciclo) e permanência (estabilidade, inevitabilidade).
Metas intermédias até ao 7.º Ano
· O aluno apresenta ideias sobre mudança e continuidade
em história, evitando anacronismos nos períodos estudados e entre várias etapas
da história.
· O aluno reconhece diferentes ritmos e sentidos de
evolução na história da Humanidade, desde a Pré-História ao século XIV d.C.
· O aluno reconhece que não há uma direcção de mudança
linear e que, sobre uma dada situação histórica considerada globalmente de
progresso, declínio ou ciclo, podem ser encontradas outras perspectivas.
Metas intermédias até ao 8.º Ano
· O aluno apresenta ideias sobre mudança e continuidade
em história, evitando anacronismos e a ideia de que a história se repete.
· O aluno reconhece a diversidade de ritmos e sentidos
de evolução em várias sociedades e culturas, desde o século XV ao século XIX.
· O aluno problematiza a concepção de progresso em
História, tendo em conta quer consequências a curto, médio e longo prazo, quer
diferentes apreciações de acordo com perspectivas nacionais ou
regionais/locais, culturais, etnico-religiosas, socioeconómicas, etárias ou de
género.
Metas intermédias até ao 9.º Ano
· O aluno apresenta argumentos pessoais mas
historicamente fundamentados sobre ideias de mudança e continuidade, evitando
anacronismos e a ideia de que a história se repete.
· O aluno mobiliza ideias de mudança e continuidade que
perspectivem diversos ritmos e sentidos de evolução em diferentes sociedades e
culturas, desde os finais do século XIX.
· O aluno argumenta historicamente em torno de várias
perspectivas de mudança e permanência, tendo em conta a potencial diversidade
de ideias e interesses de indivíduos e grupos, relativamente a processos e
interacções dos mesmos, considerando também tendências de homogeneização de
perspectivas.
Domínio: Compreensão
Espacial em História
Meta Final 4) O aluno utiliza diferentes formas de
representação espacial como fonte de compreensão da acção humana em diferentes
espaços ao longo do tempo.
Metas intermédias até ao 7.º Ano
· O aluno localiza em diversas representações
cartográficas (planisfério, globo, mapas temáticos e maquetas) os territórios e
movimentações de diversos grupos humanos e povos, desde a Pré-História até ao
século XIV.
· O aluno localiza, em mapas, elementos patrimoniais
referentes a sociedades desde a Pré-História até ao séc. XIV, nomeadamente
sítios arqueológicos e edifícios à escala local, nacional e mundial.
Metas intermédias até ao 8.º Ano
· O aluno localiza em diversas representações
cartográficas (planisfério, globo, mapas temáticos) territórios, movimentações
e encontros de diversos povos, rotas de viagens e características naturais de
diferentes espaços, do século XV ao séc. XIX.
· O aluno localiza, em mapas, elementos patrimoniais
referentes a sociedades do séc. XV ao séc. XIX, nomeadamente sítios
arqueológicos e edifícios à escala local, nacional, europeia e mundial.
Metas intermédias até ao 9.º Ano
· O aluno localiza em diversas representações
cartográficas (planisfério, globo, mapas temáticos) territórios, movimentações,
inter-relações e conflitos de diversos povos, desde finais do século XIX.
· O aluno localiza, em mapas, elementos patrimoniais
referentes a sociedades desde finais do séc. XIX, nomeadamente sítios e
edifícios à escala local, nacional, europeia e mundial.
Meta Final 5) O aluno integra na sua ideia de história
uma visão diacrónica e multiperspectivada da ocupação humana dos espaços (no
sentido em que as visões e formas de representação dos espaços mudam ao longo
dos tempos e segundo pontos de vista diversos).
Metas intermédias até ao 7.º Ano
· O aluno dá sentido, in loco ou virtualmente, à
organização da vida humana num determinado espaço desde a Pré-História ao séc.
XIV, utilizando nomeadamente objectos patrimoniais e referências de toponímia.
· O aluno relaciona várias dimensões da actividade
humana (socioeconómica, político-institucional, técnica, cultural e ideológica)
com as potencialidades e limitações dos respectivos espaços, desde a
Pré-História ao séc. XIV.
Metas intermédias até ao 8.º Ano
· O aluno interpreta, in loco ou virtualmente, a
inter-relação de diversos povos e culturas na organização de um determinado
espaço desde o séc. XV ao séc. XIX, utilizando nomeadamente objectos
patrimoniais e referências de toponímia.
· O aluno relaciona várias dimensões da actividade
humana (socioeconómica, político-institucional, técnica, cultural e ideológica)
com as potencialidades e limitações dos respectivos espaços, desde o séc. XV ao
séc. XIX.
· O aluno compreende o espaço numa visão diacrónica e à
escala planetária, utilizando uma diversidade de fontes, incluindo formas de
representação espacial produzidas nos séculos XV a XIX.
Metas intermédias até ao 9.º Ano
· O aluno interpreta, in loco ou virtualmente, a
organização da vida humana num determinado espaço desde finais do séc. XIX,
utilizando nomeadamente objectos patrimoniais, para articular diversas
transformações aí ocorridas, numa perspectiva diacrónica.
· O aluno relaciona várias dimensões da actividade
humana (socioeconómica, político-institucional, tecnológica, cultural e
ideológica) desde os finais do séc. XIX com as potencialidades e limitações dos
respectivos espaços.
· O aluno argumenta em torno de uma visão dinâmica de
espaço relacionando-a com a organização e evolução das sociedades humanas
(nomeadamente noções relativas de distância e tempo em função dos transportes e
da generalização das TIC).
Domínio: Interpretação de
Fontes em História
Meta Final 6) O aluno interpreta fontes diversificadas
para, com base nelas e em conhecimentos prévios, inferir leituras
historicamente válidas e abrangentes sobre o passado.
Metas intermédias até ao 7.º Ano
· O aluno identifica, pesquisa, selecciona e usa fontes
com estatutos diferentes (fontes primárias /secundárias; privadas/públicas;
textos historiográficos e ficcionais) e linguagens diversas (textos, imagens,
objectos, edifícios, multimédia) para compreender aspectos de diversas
sociedades, desde a Pré-História até finais do século XIV d.C.
· O aluno distingue a validade do discurso
historiográfico em relação ao discurso ficcional.
· O aluno analisa o sentido de fontes com mensagens
diversificadas, identificando a função e o contexto cultural dos respectivos
autores, para estabelecer inferências válidas sobre o passado.
Metas intermédias até ao 8.º Ano
· O aluno identifica, pesquisa, selecciona e usa fontes
com estatutos e linguagens diferentes para compreender aspectos de diversas
sociedades humanas nos séculos XV a XIX.
· O aluno distingue a validade do discurso
historiográfico face ao discurso ficcional, de propaganda e de senso comum.
· O aluno analisa e relaciona mensagens de sentido
diversificado e problematiza-as tendo em atenção, inclusivamente, a sua autoria
e contexto cultural, para estabelecer inferências válidas sobre o passado.
Metas intermédias até ao 9.º Ano
· O aluno identifica, pesquisa, selecciona e usa fontes
com estatutos e linguagens diferentes para compreender aspectos de diversas
sociedades, e problematiza “vestígios do passado” enquanto evidência para
compreender aspectos das sociedades humanas contemporâneas.
· O aluno analisa as características e função social do
saber historiográfico e avalia-o face a outros níveis e áreas do saber
(jornalismo, arte, religião, propaganda, senso comum).
· O aluno apresenta leituras historiográficas à luz de
fontes diversificadas e de conhecimentos prévios, problematizando aspectos
divergentes nas fontes.
Meta Final 7) O aluno apresenta sínteses sobre
acontecimentos, processos e períodos de diversas sociedades do passado,
integrando várias causas (motivações de protagonistas individuais ou
colectivos, condicionalismos materiais e humanos) e consequências, em diversas
dimensões históricas, para relacionar a história nacional, europeia e mundial.
Metas intermédias até ao 7.º Ano
· O aluno descreve, sucintamente, como viviam e
interagiam crianças, mulheres e homens em sociedades da Pré-História ao século
XIV d.C., indicando de forma implícita ou explícita alguns condicionalismos,
motivações e consequências da acção humana.
· O aluno integra, nas suas descrições do passado desde
a Pré-História ao século XIV d.C., várias dimensões históricas da organização,
movimentações e interacções das sociedades, e identifica protagonismos de
indivíduos, grupos sociais e povos, para estabelecer ligações entre a história
nacional, europeia e mundial.
Metas intermédias até ao 8.º Ano
· O aluno explica como viviam e interagiam indivíduos,
grupos sociais e povos diversos nos séculos XV a XIX, estabelecendo relações de
causalidade ao explicitar vários condicionalismos, motivações e consequências
da acção humana.
· O aluno relaciona várias dimensões históricas da
organização, movimentações e interacções em sociedades nos sécs. XV a XIX, e
explica protagonismos (positivos e negativos) de indivíduos, grupos sociais e
povos, à escala nacional, europeia e mundial.
Metas intermédias até ao 9.º Ano
· O aluno explica acontecimentos, processos e etapas da
história desde finais do séc. XIX, estabelecendo relações de causalidade e
problematizando as consequências da acção humana para o futuro.
· O aluno integra, nas suas narrativas sobre o passado
desde finais do séc. XIX, várias dimensões históricas e protagonismos de
indivíduos, grupos sociais, povos, Estados e sociedades, problematizando
relações entre a história nacional, europeia e mundial.
Meta Final 8) O aluno aplica terminologia e conceitos
substantivos (essenciais para a compreensão histórica), tornados significativos
ao longo da abordagem das temáticas em estudo.
Metas intermédias até ao 7.º Ano
· O aluno interpreta, integra e aplica, com base nos
temas e conteúdos programáticos, os seguintes conceitos substantivos e terminologias
convencionais: Temas 1 e 2: Paleolítico/Neolítico (economia recolectora/de
produção; nomadismo/sedentarização; arte rupestre, ritos mágicos). Civilizações
urbanas (Acumulação de excedentes, Sociedade estratificada, Escravatura, Poder
sacralizado, Politeísmo/Monoteísmo, Escrita figurativa e alfabética),
Civilizações clássicas, Escravatura, Politeísmo/Monoteísmo, Cidade-estado,
democracia de Atenas, economia comercial e monetária, Arte clássica, técnica de
construção; Urbanismo, República, Império, Administração, Senado romano,
Romanização). Tema 3: Idade Média (Bárbaros, Reino, Monarquia, Ruralização,
Economia de subsistência, Domínio senhorial, Condado, Sociedade tripartida,
Servo, Feudo e Vassalo, Cristão/Católico/Judeu/Muçulmano, Reconquista, Cruzado,
Independência política). Tema 4: Mercado/feira, Burguês, Concelho/Carta de
Foral, Universidade, Arte românica/Arte gótica, Peste, Quebra demográfica,
Crise económica, Revolução de 1383/1385.
Metas intermédias até ao 8.º Ano
· O aluno interpreta, integra e aplica, com base nos
temas e conteúdos programáticos, os seguintes conceitos substantivos e
terminologias convencionais: Tema 5: Expansão, Navegação astronómica,
Colonização, Império Colonial (Capitão-donatário, feitoria, monopólio
comercial, Mare Clausum, miscigenação, missionação, ameríndio, comércio
intercontinental, tráfico de escravos, encontro de culturas), Humanismo,
Renascimento (Teocentrismo/Antropocentrismo, Individualismo, Espírito crítico,
Experiência, Geocentrismo/Heliocentrismo, Arte renascentista),
Reforma/Contra-reforma, Inquisição. Tema 6: Mare Liberum, União Ibérica,
Comércio triangular atlântico, Capitalismo comercial (companhia de comércio,
banco, bolsa de valores), Restauração, Antigo Regime (sociedade de ordens,
absolutismo de direito divino, mercantilismo), Manufactura, Revolução
científica (método experimental, academia), Arte barroca, Arte Neoclássica,
Iluminismo, Despotismo esclarecido, Estrangeirado, Liberalismo sociopolítico
(separação de poderes, soberania popular, direitos humanos). Temas 7 e 8:
Revoluções Liberais (Constituição, Declaração Universal dos Direitos do Homem,
revolução burguesa, monarquia constitucional, Vintismo, sufrágio
censitário/universal), Revolução agrícola (enclosures), Revolução industrial
(Maquinofactura, Burguesia industrial/Operariado/Classes médias, Capitalismo
industrial e financeiro), Liberalismo económico (livre concorrência, sociedade
anónima, lei da oferta e da procura), Explosão demográfica, Sindicalismo,
Socialismo, Marxismo, Comunismo, Positivismo, Ciências da natureza/Ciências
humanas, Romantismo, Realismo, Arquitectura do ferro.
Metas intermédias até ao 9.º Ano
· O aluno interpreta, integra e aplica, com base nos
temas e conteúdos programáticos, os seguintes conceitos substantivos e
terminologias convencionais: Temas 9: Colonialismo, Nacionalismo, Imperialismo,
“Partilha de África”, “Alianças político-militares”, Armistício, Fordismo,
Taylorismo, Estandardização, Monopólio, Marxismo-leninismo, Comunismo, Soviete
(nacionalização, colectivização), Republicanismo, Partido político, Democracia
parlamentar/Ditadura militar, Feminismo, Cultura de massas, Mass media,
Futurismo, Abstraccionismo, Modernismo Tema 10: “Crise dos anos
30”(superprodução, especulação, Crash Bolsista, inflação/deflação, depressão
económica), New Deal, Frente Popular, Fascismo, Corporativismo, Nazismo,
Racismo, Totalitarismo, Estado Novo, Estalinismo (economia planificada),
Resistência, Genocídio/Holocausto, A ONU. Temas 11 e 12: “Pós-guerra”, Guerra
Fria, “milagre japonês”, Sociedade Multinacional, Autodeterminação, “25 de
Abril”, Descolonização/Neocolonialismo, Terceiro Mundo, Democracia popular,
Maoísmo, Estado-Providência, Sociedade de consumo, “Muro de Berlim”,
Massificação, Diversidade cultural.
Meta Final 9) O aluno reconhece a diversidade, quer de
interesses, culturas e ideologias quer de experiências interculturais, e avalia
motivações e razões dos intervenientes em situações históricas (pacíficas, de
tensão ou conflituais) e respectivas consequências.
Metas intermédias até ao 7.º Ano
· O aluno reconhece a existência de diversidade e
inter-influência cultural nos períodos estudados.
· O aluno analisa e procura entender diversas motivações
e razões de indivíduos, grupos sociais ou povos em situações de diálogo, tensão
ou conflito ocorridas nos períodos estudados.
Metas intermédias até ao 8.º Ano
· O aluno reconhece a existência de diversidade e
inter-influência cultural nos períodos estudados e infere a emergência de uma
consciência intercultural nos séculos XV e XVI.
· O aluno analisa e procura explicar as motivações e
razões de indivíduos, grupos sociais ou povos em situações de diálogo, tensão
ou conflito ocorridas nos períodos estudados, apontando consequências
históricas dessas situações.
Metas intermédias até ao 9.º Ano
· O aluno reconhece a existência de diversidade e
inter-influência de culturas e ideologias bem como a afirmação de uma
consciência intercultural em sociedades contemporâneas.
· O aluno analisa e procura explicar as motivações e
razões das partes envolvidas em situações de diálogo, tensão ou conflito, bem
como as consequências históricas das atitudes tomadas, a curto e a longo prazo.
· O aluno toma posição historicamente fundamentada
quanto a possíveis configurações das sociedades humanas no futuro, à luz do
conhecimento produzido sobre o passado e das condições objectivas do presente.
Meta Final 10) O aluno apresenta breves sínteses
diacrónicas sobre contributos significativos para a Humanidade, de vários
indivíduos, grupos sociais, povos e civilizações.
Metas intermédias até ao 7.º Ano
· O aluno apresenta uma breve reflexão historicamente
válida sobre contributos marcantes de alguns indivíduos, grupos sociais, povos
ou civilizações estudadas, desde a Pré-História ao séc. XIV, para as sociedades
que lhes sucederam, incluindo as sociedades actuais.
Metas intermédias até ao 8.º Ano
· O aluno apresenta uma reflexão pessoal e
historicamente válida sobre contributos marcantes de alguns indivíduos, grupos
sociais, povos e civilizações estudadas, dos séculos XV a XIX, para as
sociedades que lhes sucederam incluindo as actuais.
Metas intermédias até ao 9.º Ano
· O aluno apresenta uma reflexão pessoal de síntese,
historicamente fundamentada, sobre contributos marcantes para a vida actual, de
sociedades desde a Pré-História até à actualidade que foram objecto de estudo.
Meta Final 11) O aluno reconhece a utilidade social do
saber historiográfico, pela capacidade que fornece de examinar a informação
sobre o mundo de forma objectiva e multiperspectivada, e de pensar a vida e as
identidades a uma escala temporal abrangente.
Metas intermédias até ao 7.º Ano
· O aluno reconhece a utilidade de analisar informação,
de forma objectiva, sobre a vida humana em sociedades desde a Pré-História ao
século XIV, para melhor entender-se a si próprio no mundo, a uma escala temporal
abrangente.
Metas intermédias até ao 8.º Ano
· O aluno reconhece a utilidade de cruzar informação, de
forma objectiva e à luz de perspectivas diversas, sobre sociedades do século XV
ao século XIX, para entender-se a si próprio no mundo e poder problematizar
questões da vida actual a uma escala temporal mais abrangente.
Metas intermédias até ao 9.º Ano
· O aluno reconhece a utilidade de cruzar informação, de
forma objectiva e à luz de perspectivas diversas, sobre sociedades do século XX
e antecedentes, para entender-se a si próprio no mundo e poder problematizar
questões da vida actual a uma escala temporal abrangente e para poder colocar
hipóteses plausíveis acerca do futuro.
Domínio: Comunicação em
História
Meta Final 12) O aluno comunica as suas ideias em
História, por escrito (em narrativas, relatórios de pesquisa, pequenos ensaios
e respostas breves) e oralmente (em debates e diálogos de grande e pequeno
grupo).
Metas intermédias até ao 7.º Ano
· O aluno produz, por escrito e oralmente, relatos,
comentários, perguntas e respostas breves, e participa em grupos de trabalho,
debates e painéis, para comunicar as suas ideias em História.
Metas intermédias até ao 8.º Ano
· O aluno produz, por escrito e oralmente, narrativas,
ensaios, perguntas e respostas, e participa em grupos de trabalho, debates,
mesas redondas e painéis, para comunicar as suas ideias em História.
Metas intermédias até ao 9.º Ano
· O aluno produz, por escrito e oralmente, narrativas,
ensaios, relatórios de pesquisa, perguntas e respostas, participa em grupos de
trabalho, debates e painéis e organiza mesas redondas ou colóquios, para
comunicar e partilhar as suas ideias em História.
Meta Final 13) O aluno utiliza as TIC para comunicar e
partilhar as suas ideias em História.
Metas intermédias até ao 7.º Ano
· O aluno processa textos, troca emails, participa em
blogs, sites, webquests e outras TIC emergentes, constrói documentos em
powerpoint, blogs, multimédia, e grava podcasts, para comunicar e partilhar as
suas ideias em História.
Metas intermédias até ao 8.º Ano
· O aluno processa textos, troca emails, participa em
blogs, sites, webquests e outras TIC emergentes, constrói documentos em
powerpoint, blogs, multimédia, sites, e publica podcasts, para comunicar e
partilhar as suas ideias em História.
Metas intermédias até ao 9.º Ano
· O aluno processa textos, troca emails, participa em
blogs, sites, webquests e outras TIC emergentes, constrói documentos em
powerpoint, blogs, multimédia, sites e outras TIC emergentes, e publica podcasts,
para comunicar e partilhar as suas ideias em História.
Meta Final 14) O aluno utiliza expressões artísticas
(dramática, literária, plástica e outras) para disseminar as suas ideias
históricas e dos seus colegas em exposições, saraus, semanas culturais, outros.
Metas intermédias até ao 7.º Ano
· O aluno comunica as suas ideias sobre o passado desde
a Pré-História ao séc. XIV através de uma forma de expressão artística que lhe
seja familiar.
Metas intermédias até ao 8.º Ano
· O aluno comunica as suas ideias históricas desde o
séc. XV ao séc. XIX através de formas de expressão artística que lhe sejam
familiares.
Metas intermédias até ao 9.º Ano
·
O aluno comunica as
suas ideias históricas sobre o passado desde finais do séc. XIX através de formas
de expressão artística que lhe sejam familiares.
Compreensão
Temporal / História
Metas de Aprendizagem (existem 3)
Domínio: Compreensão Temporal
· Ensino Básico - 3.º Ciclo
Cód: HIS001
Meta Final - O aluno utiliza unidades/convenções de
datação para relacionar e problematizar a relevância de personalidades,
acontecimentos, processos e interacções em diversos tempos.
Metas intermédias até ao 7.º Ano
· O aluno utiliza unidades/convenções temporais (como
milénio, século, a.C./d.C., períodos/ “Idades”) e conhece a existência de
diferentes calendários para situar no tempo personalidades, acontecimentos,
processos e interacções de diversas sociedades estudadas, da Pré-História ao
séc. XIV d.C.
· O aluno analisa e mostra compreender os sentidos de
tabelas/frisos cronológicos sobre personalidades, acontecimentos, processos e
interacções para responder a questões acerca de diversas dimensões da realidade
humana (socioeconómicas, político-constitucionais, técnicas, culturais e
ideológicas) referentes a sociedades da Pré-História ao século XIV d.C.
Metas intermédias até ao 8.º Ano
· O aluno utiliza unidades/convenções temporais (como
milénio, século, quartel, períodos/”Idades”) e conhece características de
diferentes calendários, para relacionar personalidades, acontecimentos,
processos e interacções de diversas sociedades em diferentes tempos, desde o
séc. XV até ao séc. XIX.
· O aluno analisa e inter-relaciona tabelas/frisos
cronológicos para responder a questões acerca de diversas dimensões da
realidade humana (socioeconómicas, político-constitucionais, técnicas,
culturais e ideológicas) relativas aos séculos XV a XIX.
Metas intermédias até ao 9.º Ano
· O aluno utiliza unidades/convenções temporais (como
milénio, século, quartel, década, épocas, períodos/“Idades”) e conhece
características de diferentes calendários para relacionar personalidades,
acontecimentos, processos e interacções, quer nas sociedades contemporâneas
(desde os finais do século XIX), quer entre elas e o passado.
· O aluno analisa e problematiza a relevância de
elementos de tabelas/frisos cronológicos sobre personalidades, acontecimentos,
processos e interacções, para responder a questões acerca de várias dimensões
(socioeconómicas, político-constitucionais, tecnológicas, culturais e
ideológicas) da realidade humana.
·
Cód: HIS002
Meta Final - O aluno interpreta cronologias comparadas
que sejam significativas para compreender a história da Humanidade,
relacionando a história nacional com a história europeia e mundial.
Metas intermédias até ao 7.º Ano
· O aluno usa a periodização e datas essenciais para
situar novas aprendizagens e construir tabelas/frisos cronológicos que sejam
significativos para compreender as sociedades humanas estudadas, desde a
Pré-História ao século XIV, e as relações entre a história nacional, europeia e
mundial.
Metas intermédias até ao 8.º Ano
· O aluno usa a periodização e datas essenciais para
situar novas aprendizagens e construir tabelas/frisos cronológicos comparados
que sejam significativos para compreender as sociedades humanas estudadas,
desde a Pré-História ao século XIX, e as relações entre a história nacional,
europeia e mundial.
Metas intermédias até ao 9.º Ano
· O aluno usa a periodização e datas essenciais para
situar novas aprendizagens e construir barras/frisos cronológicos comparados
que sejam significativos para compreender as sociedades contemporâneas e as
relações entre a história nacional, europeia e mundial.
·
Cód: HIS003
Meta Final - O aluno reconhece a complexidade das
ideias de mudança e continuidade em História, integrando noções sobre
diferentes ritmos de evolução (longa, média e curta duração; evolução e
ruptura) e múltiplas perspectivas sobre sentidos de mudança (progresso,
declínio, ciclo) e permanência (estabilidade, inevitabilidade).
Metas intermédias até ao 7.º Ano
· O aluno apresenta ideias sobre mudança e continuidade
em história, evitando anacronismos nos períodos estudados e entre várias etapas
da história.
· O aluno reconhece diferentes ritmos e sentidos de
evolução na história da Humanidade, desde a Pré-História ao século XIV d.C.
· O aluno reconhece que não há uma direcção de mudança
linear e que, sobre uma dada situação histórica considerada globalmente de
progresso, declínio ou ciclo, podem ser encontradas outras perspectivas.
Metas intermédias até ao 8.º Ano
· O aluno apresenta ideias sobre mudança e continuidade
em história, evitando anacronismos e a ideia de que a história se repete.
· O aluno reconhece a diversidade de ritmos e sentidos
de evolução em várias sociedades e culturas, desde o século XV ao século XIX.
· O aluno problematiza a concepção de progresso em
História, tendo em conta quer consequências a curto, médio e longo prazo, quer
diferentes apreciações de acordo com perspectivas nacionais ou
regionais/locais, culturais, etnico-religiosas, socioeconómicas, etárias ou de
género.
Metas intermédias até ao 9.º Ano
· O aluno apresenta argumentos pessoais mas
historicamente fundamentados sobre ideias de mudança e continuidade, evitando
anacronismos e a ideia de que a história se repete.
· O aluno mobiliza ideias de mudança e continuidade que
perspectivem diversos ritmos e sentidos de evolução em diferentes sociedades e
culturas, desde os finais do século XIX.
·
O aluno argumenta
historicamente em torno de várias perspectivas de mudança e permanência, tendo
em conta a potencial diversidade de ideias e interesses de indivíduos e grupos,
relativamente a processos e interacções dos mesmos, considerando também
tendências de homogeneização de perspectivas.
Compreensão
Espacial em História / História
Metas de Aprendizagem (existem 2)
Domínio: Compreensão Espacial em História
· Ensino Básico - 3.º Ciclo
Cód: HIS004
Meta Final - O aluno utiliza diferentes formas de
representação espacial como fonte de compreensão da acção humana em diferentes
espaços ao longo do tempo.
Metas intermédias até ao 7.º Ano
· O aluno localiza em diversas representações
cartográficas (planisfério, globo, mapas temáticos e maquetas) os territórios e
movimentações de diversos grupos humanos e povos, desde a Pré-História até ao
século XIV.
· O aluno localiza, em mapas, elementos patrimoniais
referentes a sociedades desde a Pré-História até ao séc. XIV, nomeadamente
sítios arqueológicos e edifícios à escala local, nacional e mundial.
Metas intermédias até ao 8.º Ano
· O aluno localiza em diversas representações cartográficas
(planisfério, globo, mapas temáticos) territórios, movimentações e encontros de
diversos povos, rotas de viagens e características naturais de diferentes
espaços, do século XV ao séc. XIX.
· O aluno localiza, em mapas, elementos patrimoniais
referentes a sociedades do séc. XV ao séc. XIX, nomeadamente sítios
arqueológicos e edifícios à escala local, nacional, europeia e mundial.
Metas intermédias até ao 9.º Ano
· O aluno localiza em diversas representações
cartográficas (planisfério, globo, mapas temáticos) territórios, movimentações,
inter-relações e conflitos de diversos povos, desde finais do século XIX.
· O aluno localiza, em mapas, elementos patrimoniais
referentes a sociedades desde finais do séc. XIX, nomeadamente sítios e
edifícios à escala local, nacional, europeia e mundial.
·
Cód: HIS005
Meta Final - O aluno integra na sua ideia de história
uma visão diacrónica e multiperspectivada da ocupação humana dos espaços (no
sentido em que as visões e formas de representação dos espaços mudam ao longo
dos tempos e segundo pontos de vista diversos).
Metas intermédias até ao 7.º Ano
· O aluno dá sentido, in loco ou virtualmente, à
organização da vida humana num determinado espaço desde a Pré-História ao séc.
XIV, utilizando nomeadamente objectos patrimoniais e referências de toponímia.
· O aluno relaciona várias dimensões da actividade
humana (socioeconómica, político-institucional, técnica, cultural e ideológica)
com as potencialidades e limitações dos respectivos espaços, desde a
Pré-História ao séc. XIV.
Metas intermédias até ao 8.º Ano
· O aluno interpreta, in loco ou virtualmente, a
inter-relação de diversos povos e culturas na organização de um determinado
espaço desde o séc. XV ao séc. XIX, utilizando nomeadamente objectos
patrimoniais e referências de toponímia.
· O aluno relaciona várias dimensões da actividade
humana (socioeconómica, político-institucional, técnica, cultural e ideológica)
com as potencialidades e limitações dos respectivos espaços, desde o séc. XV ao
séc. XIX.
· O aluno compreende o espaço numa visão diacrónica e à
escala planetária, utilizando uma diversidade de fontes, incluindo formas de
representação espacial produzidas nos séculos XV a XIX.
Metas intermédias até ao 9.º Ano
· O aluno interpreta, in loco ou virtualmente, a
organização da vida humana num determinado espaço desde finais do séc. XIX,
utilizando nomeadamente objectos patrimoniais, para articular diversas
transformações aí ocorridas, numa perspectiva diacrónica.
· O aluno relaciona várias dimensões da actividade
humana (socioeconómica, político-institucional, tecnológica, cultural e
ideológica) desde os finais do séc. XIX com as potencialidades e limitações dos
respectivos espaços.
·
O aluno argumenta em
torno de uma visão dinâmica de espaço relacionando-a com a organização e
evolução das sociedades humanas (nomeadamente noções relativas de distância e
tempo em função dos transportes e da generalização das TIC).
Interpretação
de Fontes em História / História
Metas de Aprendizagem (existem 1)
Domínio: Interpretação de Fontes em História
· Ensino Básico - 3.º Ciclo
Cód: HIS006
Meta Final - O aluno interpreta fontes diversificadas
para, com base nelas e em conhecimentos prévios, inferir leituras
historicamente válidas e abrangentes sobre o passado.
Metas intermédias até ao 7.º Ano
· O aluno identifica, pesquisa, selecciona e usa fontes
com estatutos diferentes (fontes primárias /secundárias; privadas/públicas;
textos historiográficos e ficcionais) e linguagens diversas (textos, imagens,
objectos, edifícios, multimédia) para compreender aspectos de diversas
sociedades, desde a Pré-História até finais do século XIV d.C.
· O aluno distingue a validade do discurso
historiográfico em relação ao discurso ficcional.
· O aluno analisa o sentido de fontes com mensagens
diversificadas, identificando a função e o contexto cultural dos respectivos
autores, para estabelecer inferências válidas sobre o passado.
Metas intermédias até ao 8.º Ano
· O aluno identifica, pesquisa, selecciona e usa fontes
com estatutos e linguagens diferentes para compreender aspectos de diversas
sociedades humanas nos séculos XV a XIX.
· O aluno distingue a validade do discurso
historiográfico face ao discurso ficcional, de propaganda e de senso comum.
· O aluno analisa e relaciona mensagens de sentido
diversificado e problematiza-as tendo em atenção, inclusivamente, a sua autoria
e contexto cultural, para estabelecer inferências válidas sobre o passado.
Metas intermédias até ao 9.º Ano
· O aluno identifica, pesquisa, selecciona e usa fontes
com estatutos e linguagens diferentes para compreender aspectos de diversas
sociedades, e problematiza “vestígios do passado” enquanto evidência para
compreender aspectos das sociedades humanas contemporâneas.
· O aluno analisa as características e função social do
saber historiográfico e avalia-o face a outros níveis e áreas do saber
(jornalismo, arte, religião, propaganda, senso comum).
·
O aluno apresenta
leituras historiográficas à luz de fontes diversificadas e de conhecimentos
prévios, problematizando aspectos divergentes nas fontes.
Metas de Aprendizagem (existem 5)
Domínio: Compreensão Histórica Contextualizada
· Ensino Básico - 3.º Ciclo
Cód: HIS007
Meta Final - O aluno apresenta sínteses sobre
acontecimentos, processos e períodos de diversas sociedades do passado,
integrando várias causas (motivações de protagonistas individuais ou
colectivos, condicionalismos materiais e humanos) e consequências, em diversas
dimensões históricas, para relacionar a história nacional, europeia e mundial.
Metas intermédias até ao 7.º Ano
· O aluno descreve, sucintamente, como viviam e
interagiam crianças, mulheres e homens em sociedades da Pré-História ao século
XIV d.C., indicando de forma implícita ou explícita alguns condicionalismos,
motivações e consequências da acção humana.
· O aluno integra, nas suas descrições do passado desde
a Pré-História ao século XIV d.C., várias dimensões históricas da organização,
movimentações e interacções das sociedades, e identifica protagonismos de
indivíduos, grupos sociais e povos, para estabelecer ligações entre a história
nacional, europeia e mundial.
Metas intermédias até ao 8.º Ano
· O aluno explica como viviam e interagiam indivíduos,
grupos sociais e povos diversos nos séculos XV a XIX, estabelecendo relações de
causalidade ao explicitar vários condicionalismos, motivações e consequências
da acção humana.
· O aluno relaciona várias dimensões históricas da
organização, movimentações e interacções em sociedades nos sécs. XV a XIX, e
explica protagonismos (positivos e negativos) de indivíduos, grupos sociais e
povos, à escala nacional, europeia e mundial.
Metas intermédias até ao 9.º Ano
· O aluno explica acontecimentos, processos e etapas da
história desde finais do séc. XIX, estabelecendo relações de causalidade e
problematizando as consequências da acção humana para o futuro.
· O aluno integra, nas suas narrativas sobre o passado
desde finais do séc. XIX, várias dimensões históricas e protagonismos de
indivíduos, grupos sociais, povos, Estados e sociedades, problematizando
relações entre a história nacional, europeia e mundial.
·
Cód: HIS008
Meta Final - O aluno aplica terminologia e conceitos
substantivos (essenciais para a compreensão histórica), tornados significativos
ao longo da abordagem das temáticas em estudo.
Metas intermédias até ao 7.º Ano
· O aluno interpreta, integra e aplica, com base nos
temas e conteúdos programáticos, os seguintes conceitos substantivos e
terminologias convencionais: Temas 1 e 2: Paleolítico/Neolítico (economia
recolectora/de produção; nomadismo/sedentarização; arte rupestre, ritos
mágicos). Civilizações urbanas (Acumulação de excedentes, Sociedade
estratificada, Escravatura, Poder sacralizado, Politeísmo/Monoteísmo, Escrita
figurativa e alfabética), Civilizações clássicas, Escravatura,
Politeísmo/Monoteísmo, Cidade-estado, democracia de Atenas, economia comercial
e monetária, Arte clássica, técnica de construção; Urbanismo, República,
Império, Administração, Senado romano, Romanização). Tema 3: Idade Média
(Bárbaros, Reino, Monarquia, Ruralização, Economia de subsistência, Domínio
senhorial, Condado, Sociedade tripartida, Servo, Feudo e Vassalo,
Cristão/Católico/Judeu/Muçulmano, Reconquista, Cruzado, Independência
política). Tema 4: Mercado/feira, Burguês, Concelho/Carta de Foral,
Universidade, Arte românica/Arte gótica, Peste, Quebra demográfica, Crise
económica, Revolução de 1383/1385.
Metas intermédias até ao 8.º Ano
· O aluno interpreta, integra e aplica, com base nos
temas e conteúdos programáticos, os seguintes conceitos substantivos e
terminologias convencionais: Tema 5: Expansão, Navegação astronómica, Colonização,
Império Colonial (Capitão-donatário, feitoria, monopólio comercial, Mare
Clausum, miscigenação, missionação, ameríndio, comércio intercontinental,
tráfico de escravos, encontro de culturas), Humanismo, Renascimento
(Teocentrismo/Antropocentrismo, Individualismo, Espírito crítico, Experiência,
Geocentrismo/Heliocentrismo, Arte renascentista), Reforma/Contra-reforma,
Inquisição. Tema 6: Mare Liberum, União Ibérica, Comércio triangular atlântico,
Capitalismo comercial (companhia de comércio, banco, bolsa de valores),
Restauração, Antigo Regime (sociedade de ordens, absolutismo de direito divino,
mercantilismo), Manufactura, Revolução científica (método experimental,
academia), Arte barroca, Arte Neoclássica, Iluminismo, Despotismo esclarecido,
Estrangeirado, Liberalismo sociopolítico (separação de poderes, soberania
popular, direitos humanos). Temas 7 e 8: Revoluções Liberais (Constituição,
Declaração Universal dos Direitos do Homem, revolução burguesa, monarquia
constitucional, Vintismo, sufrágio censitário/universal), Revolução agrícola
(enclosures), Revolução industrial (Maquinofactura, Burguesia
industrial/Operariado/Classes médias, Capitalismo industrial e financeiro),
Liberalismo económico (livre concorrência, sociedade anónima, lei da oferta e
da procura), Explosão demográfica, Sindicalismo, Socialismo, Marxismo,
Comunismo, Positivismo, Ciências da natureza/Ciências humanas, Romantismo,
Realismo, Arquitectura do ferro.
Metas intermédias até ao 9.º Ano
· O aluno interpreta, integra e aplica, com base nos
temas e conteúdos programáticos, os seguintes conceitos substantivos e
terminologias convencionais: Temas 9: Colonialismo, Nacionalismo, Imperialismo,
“Partilha de África”, “Alianças político-militares”, Armistício, Fordismo,
Taylorismo, Estandardização, Monopólio, Marxismo-leninismo, Comunismo, Soviete
(nacionalização, colectivização), Republicanismo, Partido político, Democracia
parlamentar/Ditadura militar, Feminismo, Cultura de massas, Mass media,
Futurismo, Abstraccionismo, Modernismo Tema 10: “Crise dos anos
30”(superprodução, especulação, Crash Bolsista, inflação/deflação, depressão
económica), New Deal, Frente Popular, Fascismo, Corporativismo, Nazismo,
Racismo, Totalitarismo, Estado Novo, Estalinismo (economia planificada),
Resistência, Genocídio/Holocausto, A ONU. Temas 11 e 12: “Pós-guerra”, Guerra
Fria, “milagre japonês”, Sociedade Multinacional, Autodeterminação, “25 de
Abril”, Descolonização/Neocolonialismo, Terceiro Mundo, Democracia popular,
Maoísmo, Estado-Providência, Sociedade de consumo, “Muro de Berlim”,
Massificação, Diversidade cultural.
·
Cód: HIS009
Meta Final - O aluno reconhece a diversidade, quer de
interesses, culturas e ideologias quer de experiências interculturais, e avalia
motivações e razões dos intervenientes em situações históricas (pacíficas, de
tensão ou conflituais) e respectivas consequências.
Metas intermédias até ao 7.º Ano
· O aluno reconhece a existência de diversidade e
inter-influência cultural nos períodos estudados.
· O aluno analisa e procura entender diversas motivações
e razões de indivíduos, grupos sociais ou povos em situações de diálogo, tensão
ou conflito ocorridas nos períodos estudados.
Metas intermédias até ao 8.º Ano
· O aluno reconhece a existência de diversidade e
inter-influência cultural nos períodos estudados e infere a emergência de uma
consciência intercultural nos séculos XV e XVI.
· O aluno analisa e procura explicar as motivações e
razões de indivíduos, grupos sociais ou povos em situações de diálogo, tensão
ou conflito ocorridas nos períodos estudados, apontando consequências
históricas dessas situações.
Metas intermédias até ao 9.º Ano
· O aluno reconhece a existência de diversidade e
inter-influência de culturas e ideologias bem como a afirmação de uma
consciência intercultural em sociedades contemporâneas.
· O aluno analisa e procura explicar as motivações e
razões das partes envolvidas em situações de diálogo, tensão ou conflito, bem
como as consequências históricas das atitudes tomadas, a curto e a longo prazo.
· O aluno toma posição historicamente fundamentada
quanto a possíveis configurações das sociedades humanas no futuro, à luz do
conhecimento produzido sobre o passado e das condições objectivas do presente.
·
Cód: HIS010
Meta Final - O aluno apresenta breves sínteses
diacrónicas sobre contributos significativos para a Humanidade, de vários
indivíduos, grupos sociais, povos e civilizações.
Metas intermédias até ao 7.º Ano
· O aluno apresenta uma breve reflexão historicamente
válida sobre contributos marcantes de alguns indivíduos, grupos sociais, povos
ou civilizações estudadas, desde a Pré-História ao séc. XIV, para as sociedades
que lhes sucederam, incluindo as sociedades actuais.
Metas intermédias até ao 8.º Ano
· O aluno apresenta uma reflexão pessoal e
historicamente válida sobre contributos marcantes de alguns indivíduos, grupos
sociais, povos e civilizações estudadas, dos séculos XV a XIX, para as
sociedades que lhes sucederam incluindo as actuais.
Metas intermédias até ao 9.º Ano
· O aluno apresenta uma reflexão pessoal de síntese,
historicamente fundamentada, sobre contributos marcantes para a vida actual, de
sociedades desde a Pré-História até à actualidade que foram objecto de estudo.
·
Cód: HIS011
Meta Final - O aluno reconhece a utilidade social do
saber historiográfico, pela capacidade que fornece de examinar a informação
sobre o mundo de forma objectiva e multiperspectivada, e de pensar a vida e as
identidades a uma escala temporal abrangente.
Metas intermédias até ao 7.º Ano
· O aluno reconhece a utilidade de analisar informação,
de forma objectiva, sobre a vida humana em sociedades desde a Pré-História ao
século XIV, para melhor entender-se a si próprio no mundo, a uma escala
temporal abrangente.
Metas intermédias até ao 8.º Ano
· O aluno reconhece a utilidade de cruzar informação, de
forma objectiva e à luz de perspectivas diversas, sobre sociedades do século XV
ao século XIX, para entender-se a si próprio no mundo e poder problematizar
questões da vida actual a uma escala temporal mais abrangente.
Metas intermédias até ao 9.º Ano
·
O aluno reconhece a
utilidade de cruzar informação, de forma objectiva e à luz de perspectivas
diversas, sobre sociedades do século XX e antecedentes, para entender-se a si
próprio no mundo e poder problematizar questões da vida actual a uma escala
temporal abrangente e para poder colocar hipóteses plausíveis acerca do futuro.
Comunicação
em História / História
Metas de Aprendizagem (existem 3)
Domínio: Comunicação em História
· Ensino Básico - 3.º Ciclo
Cód: HIS012
Meta Final - O aluno comunica as suas ideias em
História, por escrito (em narrativas, relatórios de pesquisa, pequenos ensaios
e respostas breves) e oralmente (em debates e diálogos de grande e pequeno
grupo).
Metas intermédias até ao 7.º Ano
· O aluno produz, por escrito e oralmente, relatos,
comentários, perguntas e respostas breves, e participa em grupos de trabalho,
debates e painéis, para comunicar as suas ideias em História.
Metas intermédias até ao 8.º Ano
· O aluno produz, por escrito e oralmente, narrativas,
ensaios, perguntas e respostas, e participa em grupos de trabalho, debates,
mesas redondas e painéis, para comunicar as suas ideias em História.
Metas intermédias até ao 9.º Ano
· O aluno produz, por escrito e oralmente, narrativas,
ensaios, relatórios de pesquisa, perguntas e respostas, participa em grupos de
trabalho, debates e painéis e organiza mesas redondas ou colóquios, para
comunicar e partilhar as suas ideias em História.
·
Cód: HIS013
Meta Final - O aluno utiliza as TIC para comunicar e
partilhar as suas ideias em História.
Metas intermédias até ao 7.º Ano
· O aluno processa textos, troca emails, participa em
blogs, sites, webquests e outras TIC emergentes, constrói documentos em
powerpoint, blogs, multimédia, e grava podcasts, para comunicar e partilhar as
suas ideias em História.
Metas intermédias até ao 8.º Ano
· O aluno processa textos, troca emails, participa em
blogs, sites, webquests e outras TIC emergentes, constrói documentos em
powerpoint, blogs, multimédia, sites, e publica podcasts, para comunicar e
partilhar as suas ideias em História.
Metas intermédias até ao 9.º Ano
· O aluno processa textos, troca emails, participa em
blogs, sites, webquests e outras TIC emergentes, constrói documentos em
powerpoint, blogs, multimédia, sites e outras TIC emergentes, e publica
podcasts, para comunicar e partilhar as suas ideias em História.
·
Cód: HIS014
Meta Final - O aluno utiliza expressões artísticas
(dramática, literária, plástica e outras) para disseminar as suas ideias
históricas e dos seus colegas em exposições, saraus, semanas culturais, outros.
Metas intermédias até ao 7.º Ano
· O aluno comunica as suas ideias sobre o passado desde
a Pré-História ao séc. XIV através de uma forma de expressão artística que lhe
seja familiar.
Metas intermédias até ao 8.º Ano
· O aluno comunica as suas ideias históricas desde o séc.
XV ao séc. XIX através de formas de expressão artística que lhe sejam
familiares.
Metas intermédias até ao 9.º Ano
·
O aluno comunica as
suas ideias históricas sobre o passado desde finais do séc. XIX através de
formas de expressão artística que lhe sejam familiares.
http://www.metasdeaprendizagem.min-edu.pt/ensino-basico/metas-de-aprendizagem/metas/?area=5&level=6