quinta-feira, 24 de abril de 2014

40 anos de abril - peddy paper

Peddy Paper de História -20 anos de abril
Nome dos constituintes do grupo:  ____________________________ Nº ___ Turma________
Nome dos constituintes do grupo:  ____________________________ Nº ___ Turma________
Nome dos constituintes do grupo:  ____________________________ Nº ___ Turma________

Hora de partida:                                                                               Hora de Chegada:

Vamos mostrar que  entendemos  as razões que levaram à Revolução do 25 de Abril de 1974
Vai à biblioteca e procura nos computadores, o vídeo : Salazar, visão geral do país


1.O regime político anterior ao 25 de Abril denominou-se:
a)      Ditadura militar
b)      Novo Estado
c)       Salazarismo
d)      Estado Novo


2.António de Oliveira Salazar foi para o poder como
a)    Ministro das finanças
b)   Presidente do Conselho de ministros
c)    Presidente da república
d)   Ministro da economia

3.Com António de Oliveira Salazar, o país pode contar com:
a)Distúrbios sociais
b)Distúrbios políticos
c)Tranquilidade
d)Estado débil
4. Salazar defendia:
a)O poder do povo
b)O sacrifício das ambições provadas
c)O poder do presidente da república
d)O poder dos tribunais.


5.Indica qual a doutrina do estado Novo:
a) Deus; pátria; família
b) Pátria, história, família
c) Salazar; pátria, Deus
d)Povo; Deus; governo


6.Durante o Salazarismo, defendia-se:
a) a tradição histórica
b) a tradição rural e cristã
c)a tradição de navegar
d) a tradição industrial.

7.Quem não estava de acordo com a opinião de Salazar:
a) era convencido  a concordar
b) podia ser preso e morto
c) ia para uma escola de reabilitação
d) ia para o Tarrafal.









8. Localiza no mapa a prisão política do Tarrafal




A partir do extrato do filme, diz quem zelava para que os valores de Salazar não fossem  adulterados, naquilo que saía nos jornais:

a) A Censura
b)  A Censura e os diretores dos jornais
c) Os jornalistas
d) Os leitores
10. Coloca no devido lugar os objetos absolutamente indispensáveis a uma sala de aula do período do Estado Novo.

11. Procura entre os objetos que se encontram nas 4 cestas, 4 símbolos salazaristas ( emblema da mocidade; legião portuguesa; retrato de Salazar; cartaz. “A lição de Salazar”
12.  ( bonecos: menino e menina com roupas diferentes; uma da mocidade)
Veste os bonecos Da Mocidade Portuguesa masculina e feminina com a roupa apropriada.
13. Esta notícia do jornal “ O Comércio do Porto” é referente à tomada de posse de um partido em Gondomar . Era a favor ou contra Salazar?




14. Diz o nome dos outros partidos existentes.
15. No entanto, durante o Salazarismo também houve oposição. A canção, “ Os Vampiros”  foi proibida durante o Salazarismo, porquê?  ( P. P. nos computadores)
16. Refere alguns nomes de pessoas opositoras ao regime.
17. A quem pertenceria o cartaz seguinte?


18. Como sabes, a partir de 1961, O Estado Novo tem que lutar em África contra a vontade dos indígenas se tornarem independentes. Essa guerra contribuiu de forma decisiva para o 25 de Abril de 1974. Porquê?
19. Diz o nome deste instrumento de comunicação.





20. Explica para que servia.
21. Procura na biblioteca um livro de Manuel António Pina que fale sobre o salazarismo e o 25 de Abril.

22. Este poema retrata que dia?
Esta é a madrugada que eu esperava
O dia inicial inteiro e limpo
Onde emergimos da noite e do silêncio
E livres habitamos a substância do tempo.
                                       Sofia de M.B. Andersen

23. Os poetas falam de liberdade. ( Vários poemas sobre o 25 de Abril e liberdade)
Escolhe um poema e declama-o.

24. Uma série de filmes
24.1 . Seleciona um filme que retrate a época revolucionária do 25 de abril

 25. Faz uma breve síntese do filme “ Capitães de Abril”

26. Como sabes uma das senhas da revolução do 25 de Abril, foi “E depois do adeus” de Paulo de Carvalho. Completa a letra, depois de ouvires a canção em : http://www.youtube.com/watch?v=NN3kSHMvW-w

______ quem sou
O que faço aqui
Quem me _________
De quem me esqueci
_______ por mim
Quis saber de nós
Mas o ____
Não me traz
____     _____.
Em ­­­­­­­______, amor
Em tristeza e fim
Eu te sinto, ___  _____
Eu te sofro, em mim
Eu te lembro, ______
Partir é ______
Como amar
É ______
E perder.
Tu vieste em flor
Eu te desfolhei
Tu te deste em _____
Eu nada te dei
Em teu corpo, amor
Eu _________
Morri nele
E ao morrer
Renasci.
E depois do amor
E depois de ____
O dizer adeus
O ficarmos sós
Teu lugar a mais
Tua ausência em mim
___    _____
Que perdi
Minha dor
Que ______.
De novo vieste em flor
Eu te desfolhei...
E depois do amor
E depois de nós
O adeus
O _______ sós.

27.
27.1. Escreve o autor da letra e música da 2ª senha do 25 de Abril?
28. Regista o nome da canção.
29 . Canta um verso dessa canção.
30. Ouve-a com atenção: em http://www.youtube.com/watch?v=ci76cKwFLDs
30.1. Explica por que razão foi escolhida esta canção para senha da revolução.
31. Diz qual o rosto do 25 de Abril presente na figura:





32
Faz o puzzle ( tomada do Carmo)
33. Escreve o nome do acontecimento que é retratado no puzle.







 34. A foto retrata a tomada de um importante edifício de opressão do Estado Novo. Que edifício se trata?

35.



35.1. Diz o que é o MFA
36. A Constituição saída do 25 de abril , foi aprovada em 1975. Completa o texto:





37. Conheces este edifício?  Mostra grande diferença relativamente ao que acontecia antes do 25 de Abril. Em que consiste essa diferença?




No átrio da biblioteca:
38. Com os materiais ao dispor, faz a flor, símbolo da revolução do 25 de Abril





39. Um dos elementos deve dar 40 pulos quantos os anos celebrados desde a  ocorrência da revolução de Abril.
40. Outro membro do grupo, deve procurar numa cesta de ovos com letras, o ovo 3Ds e levar numa colher de pau, com muita responsabilidade e sentido de quanto é delicado o seu transporte ( simbolizando as dificuldades  do percurso da democracia), até ao recreio.
Aí, será marcada a hora de chegada.
Quando todos os elementos aí estiverem, saem das diversas portas, alunos e fazem uma coreografia moderna colocando os elementos  do Porto cartoom igualdade, fraternidade e igualdade ou democratizar; descolonizar; desenvolver, ( mas eu preferia os primeiros já que constituía uma ligação ao futuro)no meio do recreio, ( não na posição em que estão na Asprela, mas na horizontal e em vermelho; verde e amarelo).






Saudações revolucionárias.