Peddy Paper de História -20 anos de abril
Nome dos constituintes do grupo: ____________________________ Nº ___
Turma________
Nome dos constituintes do grupo: ____________________________ Nº ___
Turma________
Nome dos constituintes do grupo: ____________________________ Nº ___
Turma________
Hora de partida:
Hora de Chegada:
Vamos mostrar que entendemos as razões que levaram à Revolução do 25 de
Abril de 1974
Vai à biblioteca e
procura nos computadores, o vídeo : Salazar, visão geral do país
1.O regime político
anterior ao 25 de Abril denominou-se:
a)
Ditadura
militar
b)
Novo
Estado
c)
Salazarismo
d)
Estado
Novo
2.António de Oliveira Salazar foi para o
poder como
a)
Ministro
das finanças
b)
Presidente
do Conselho de ministros
c)
Presidente
da república
d)
Ministro
da economia
3.Com António de
Oliveira Salazar, o país pode contar com:
a)Distúrbios sociais
b)Distúrbios políticos
c)Tranquilidade
d)Estado débil
4. Salazar defendia:
a)O poder do povo
b)O sacrifício das ambições provadas
c)O poder do presidente da república
d)O poder dos tribunais.
5.Indica qual a
doutrina do estado Novo:
a) Deus; pátria; família
b) Pátria, história, família
c) Salazar; pátria, Deus
d)Povo; Deus; governo
6.Durante o
Salazarismo, defendia-se:
a) a tradição histórica
b) a tradição rural e cristã
c)a tradição de navegar
d) a tradição industrial.
7.Quem não estava de
acordo com a opinião de Salazar:
a) era convencido a concordar
b) podia ser preso e morto
c) ia para uma escola de reabilitação
d) ia para o Tarrafal.
8. Localiza no mapa a
prisão política do Tarrafal
A partir do extrato
do filme, diz quem zelava para que os valores de Salazar não fossem adulterados, naquilo que saía nos jornais:
a) A Censura
b) A Censura e os diretores dos
jornais
c) Os jornalistas
d) Os leitores
10. Coloca no devido
lugar os objetos absolutamente indispensáveis a uma sala de aula do período do
Estado Novo.
11. Procura entre os
objetos que se encontram nas 4 cestas, 4 símbolos salazaristas ( emblema da
mocidade; legião portuguesa; retrato de Salazar; cartaz. “A lição de Salazar”
12. ( bonecos: menino e menina com roupas diferentes;
uma da mocidade)
Veste os bonecos Da
Mocidade Portuguesa masculina e feminina com a roupa apropriada.
13. Esta notícia do
jornal “ O Comércio do Porto” é referente à tomada de posse de um partido em
Gondomar . Era a favor ou contra Salazar?
14. Diz o nome dos
outros partidos existentes.
15. No entanto,
durante o Salazarismo também houve oposição. A canção, “ Os Vampiros” foi proibida durante o Salazarismo, porquê? ( P. P. nos computadores)
16. Refere alguns
nomes de pessoas opositoras ao regime.
17. A quem
pertenceria o cartaz seguinte?
18. Como sabes, a
partir de 1961, O Estado Novo tem que lutar em África contra a vontade dos
indígenas se tornarem independentes. Essa guerra contribuiu de forma decisiva
para o 25 de Abril de 1974. Porquê?
19. Diz o nome deste
instrumento de comunicação.
20. Explica para que
servia.
21. Procura na
biblioteca um livro de Manuel António Pina que fale sobre o salazarismo e o 25
de Abril.
22. Este poema
retrata que dia?
Esta é a madrugada que eu esperava
O dia inicial inteiro e limpo
Onde emergimos da noite e do silêncio
E livres habitamos a substância do tempo.
Sofia de
M.B. Andersen
23. Os poetas falam
de liberdade. ( Vários poemas sobre o 25 de Abril e liberdade)
Escolhe um poema e
declama-o.
24. Uma série de
filmes
24.1 . Seleciona um
filme que retrate a época revolucionária do 25 de abril
25. Faz uma breve síntese do filme “ Capitães
de Abril”
26. Como sabes uma
das senhas da revolução do 25 de Abril, foi “E depois do adeus” de Paulo de Carvalho.
Completa a letra, depois de ouvires a canção em : http://www.youtube.com/watch?v=NN3kSHMvW-w
______ quem sou
O que faço aqui
Quem me _________
O que faço aqui
Quem me _________
De quem me esqueci
_______ por mim
Quis saber de nós
Mas o ____
_______ por mim
Quis saber de nós
Mas o ____
Não me traz
____ _____.
Em ______, amor
Em tristeza e fim
Eu te sinto, ___ _____
____ _____.
Em ______, amor
Em tristeza e fim
Eu te sinto, ___ _____
Eu te sofro, em mim
Eu te lembro, ______
Eu te lembro, ______
Partir é ______
Como amar
É ______
E perder.
Tu vieste em flor
Eu te desfolhei
Tu te deste em _____
Eu nada te dei
Em teu corpo, amor
Eu _________
Como amar
É ______
E perder.
Tu vieste em flor
Eu te desfolhei
Tu te deste em _____
Eu nada te dei
Em teu corpo, amor
Eu _________
Morri nele
E ao morrer
Renasci.
E depois do amor
E depois de ____
O dizer adeus
O ficarmos sós
Teu lugar a mais
Tua ausência em mim
___ _____
E ao morrer
Renasci.
E depois do amor
E depois de ____
O dizer adeus
O ficarmos sós
Teu lugar a mais
Tua ausência em mim
___ _____
Que perdi
Minha dor
Que ______.
De novo vieste em flor
Eu te desfolhei...
E depois do amor
E depois de nós
O adeus
O _______ sós.
Minha dor
Que ______.
De novo vieste em flor
Eu te desfolhei...
E depois do amor
E depois de nós
O adeus
O _______ sós.
27.
27.1. Escreve o autor
da letra e música da 2ª senha do 25 de Abril?
28. Regista o nome da
canção.
29 . Canta um verso
dessa canção.
30. Ouve-a com
atenção: em http://www.youtube.com/watch?v=ci76cKwFLDs
30.1. Explica por que
razão foi escolhida esta canção para senha da revolução.
31. Diz qual o rosto
do 25 de Abril presente na figura:
32
Faz o puzzle ( tomada
do Carmo)
33. Escreve o nome do
acontecimento que é retratado no puzle.
34. A foto retrata a
tomada de um importante edifício de opressão do Estado Novo. Que edifício se
trata?
35.
35.1. Diz o que é o
MFA
36. A Constituição
saída do 25 de abril , foi aprovada em 1975. Completa o texto:
37. Conheces este
edifício? Mostra grande diferença
relativamente ao que acontecia antes do 25 de Abril. Em que consiste essa
diferença?
No átrio da
biblioteca:
38. Com os materiais
ao dispor, faz a flor, símbolo da revolução do 25 de Abril
39. Um dos elementos
deve dar 40 pulos quantos os anos celebrados desde a ocorrência da revolução de Abril.
40. Outro membro do
grupo, deve procurar numa cesta de ovos com letras, o ovo 3Ds e levar numa
colher de pau, com muita responsabilidade e sentido de quanto é delicado o seu
transporte ( simbolizando as dificuldades
do percurso da democracia), até ao recreio.
Aí, será marcada a
hora de chegada.
Quando todos os
elementos aí estiverem, saem das diversas portas, alunos e fazem uma
coreografia moderna colocando os elementos
do Porto cartoom igualdade, fraternidade e igualdade ou democratizar;
descolonizar; desenvolver, ( mas eu preferia os primeiros já que constituía uma
ligação ao futuro)no meio do recreio, ( não na posição em que estão na Asprela,
mas na horizontal e em vermelho; verde e amarelo).
Saudações revolucionárias.