Fontes para o estudo do Jardim de Passos Manuel
Em 2001, surge um livro, Coliseu do Porto 60 anos ,da Associação Amigos do Coliseu do Porto, com a colaboração de Ana Duarte Melo e Maria Teresa Cardoso. Embora continue a não se centrar no Jardim Passos Manuel, este livro reúne, informação consistente sobre esse espaço, apresentando dados que anteriormente só poderiam ser encontrados em periódicos da época.
Em 2010, no segundo volume de Casas da Música do Porto: para a história da cidade, dedicado ao século XX, Sérgio Andrade, Ana Maria Liberal e Rui Pereira incluem um texto específico sobre o Jardim Passos Manuel, no qual descrevem alguns aspetos do seu funcionamento e acrescentam novas informações, contribuindo para uma leitura mais ampla e diversificada da sua importância cultural.
Por fim, no catálogo Amadeo de Souza Cardoso 2016- 1916 Porto Lisboa, coordenado por Maria João Vasconcelos e publicado em 2016, destaca-se o texto de Sónia Moura, que traça de forma mais aprofundada a história do Jardim Passos Manuel e dos seus espaços, recorrendo a fontes primárias até então pouco exploradas, o que permite um entendimento mais fundamentado deste local na vida cultural portuense.
E ainda: Duarte, Liliana, Paraíso no Porto: O Jardim Passos Manuel 1908-1938, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Departamento de Ciências e Técnicas do Património, setembro de 2017
Fontes:
Duarte, Liliana, Paraíso no Porto: O Jardim Passos
Manuel 1908-1938, Faculdade de Letras da
Universidade do Porto, Departamento de Ciências e Técnicas do Património, setembro
de 2017