"Há uma crise geral das ciências do homem: todas elas se encontram esmagadas pelos próprios progressos, mesmo que isso seja devido apenas à acumulação de novos conhecimentos e à necessidade de um trabalho colectivo, cuja organização inteligente ainda está por estabelecer"
Fernand Braudel
Como considera Maria do Céu Roldão “o aluno que não gosta (de História) perde, por isso, não só a oportunidade de aprender bem e agradavelmente, mas perde mais do que isso, (…) perde uma das possibilidades mais ricas e gratificantes de se entender como pessoa, de compreender a sociedade que é a sua no contexto multifacetado do mundo do seu tempo; de se posicionar com uma atitude crítica, curiosa e interessada face ao devir em que participa; perde alguma coisa essencial, não só à sua formação pessoal, mas também ao prazer de viver compreendendo”.
Diagnosticar e caracterizar os saberes prévios dos alunos torna-se fundamental, já que as crianças e os jovens só irão interessar-se pelos conhecimentos e competências que façam sentido para si e possam ancorar nos seus preconceitos. Por outro lado, o conhecimento da forma como o aluno apreende o conteúdo ou noção facilita, ao professor, a decisão sobre os recursos e estratégias mais propiciadoras da ancoragem, tornando-se, assim, mais fácil planear situações dirigidas a cada aluno em particular que o leve a aprender os conteúdos, relacioná-los entre si e utilizá-los na acção. É evidente que só as práticas pedagógicas diversificadas, coadjuvadas por uma escola organizada e responsabilizadora, decidem da real contribuição dos saberes escolares para a vida real.
Assim, numa época de exigência burocrática face à prática docente, é vital reflectirmos, em grupo, sobre o fio condutor que desde o Projecto Educativo ao Projecto Curricular de Turma, imbua de sentido as práticas e objectivos pedagógicos em cada aula e actividade. Partilhar experiências, planear e registar situações de aprendizagem, capazes de desenvolver as competências mais necessárias à intervenção no mundo de hoje é a nossa meta.