Que mundo este que nem de férias podemos estar descansados?
Sinal de falha das autotidades, mas também de mal estar das populações. Não é só em Portugal que o ser humano vê o futuro com apreensão.
09.08.2011 11:15
Primeiro-ministro britânico garante que tudo será feito para restabelecer a ordem
O primeiro-ministro britânico disse esta manhã que vai fazer "tudo o que for necessário para restabelecer a ordem". David Cameron prometeu que "estarão 16 mil agentes da polícia nas ruas de Londres" na próxima noite.
"Isto é criminalidade pura e simples", disse Cameron numa conferência de imprensa em Downing Street. "As pessoas não devem ter dúvidas que vamos fazer tudo o que for necessário para restabelecer a ordem nas ruas britânicas".
O chefe do Governo britânico anunciou ainda, para a próxima quinta-feira, uma sessão extraordinária no Parlamento, actualmente de férias, a propósito dos motins que assolam Londres e outras cidades inglesas.
A decisão foi tomada após uma reunião de emergência do comité Cobra, que lida com emergências civis, chefiada por David Cameron, ele próprio que também antecipou o regresso de férias em Itália para lidar com a crise.
Após três noites de motins em Londres, que entretanto alastraram a outras cidades como Birmingham, Liverpool, Manchester e Bristol, esta é considerada a mais grave onda de violência no Reino Unido desde a década de 1980.
Cameron admitiu ser necessária "mais polícia" e uma acção "mais robusta", pelo que o número de agentes será reforçado para que hoje à noite, nas ruas, estejam presentes 16 mil polícias.
David Cameron disse ainda que as folgas e férias das forças de segurança serão suspensas e os procedimentos nos tribunais acelerados.
Com Lusa
Pilhagens em Londres - http://tugaemlondres.blogs.sapo.pt/149815.html